Blog

Você ainda não sabe o que é agrofloresta?

by in agrofloresta, deborahnafazenda, ecossistema, Ernst Gotsh, Fazenda Maria, Flores Comestíveis, floresta, Produzindo Orgânicos, safs, Uncategorized 25/05/2017

Na minha opinião é o sistema mais completo e eficaz para ajudar a nos alinharmos novamente com a natureza. Como os nativos faziam , respeitando o ecossistema.

O sistema agroflorestal é um sistema de cultivo desenvolvido por Ernst Gotsh. Na verdade a chave de ouro está no conceito de que a floresta tem a capacidade de se desenvolver e se regenerar sozinha, sem nenhuma intervenção humana. Ou seja, ela é um organismo vivo que se autossustenta.

A floresta é uma mistura de sistemas ecológicos, um eterno recomeço. Nela, cada árvore tem uma habilidade diferente de buscar nutrientes, e cada espécie tem uma “vocação” ecológica que complementa a outra. A caída das folhas e galhos, por exemplo, ajuda a proteger o solo da erosão, além de ser alimento para os organismos vivos que lá habitam.

Então, por que não usar essa inteligência natural para plantar nosso alimento?

Ernst vem trabalhando nisso há alguns anos, e os efeitos são surpreendentes. Solos antes secos, sem vida, agora estão regenerados, úmidos, formando uma cadeia alimentar completa e produzindo nosso alimento. Conseguimos, então, plantar nossas hortaliças, frutas, verduras, ervas dentro de um sistema agroflorestal instaurado em propriedade.

O mais lindo é que depois de 2 ou 3 anos, por meio das podas dos galhos, conseguimos não mais mexer no sistema, garantindo que ele mesmo se desenvolva sozinho. Nem a matéria orgânica (que na produção orgânica precisamos colocar) é necessário repor.

O que dá pra tirar disso tudo é que agricultura deveria ser igual à floresta. Como? Construindo cultivos nos quais uma planta colabora com a outra, exatamente da forma que a natureza faz.

Sem dúvida alguma, o sistema agroflorestal de cultivo é a forma mais orgânica e completa de se produzir e conseguir controlar de forma natural toda nossa fauna e flora.

E o melhor é que dá pra fazer.

Vamos nessa? Em breve vou aplicar essa técnica, nos acompanhem nas redes sociais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *