Blog

Vamos falar de flores tóxicas?

by in abelhas, deborah gaiotto, Deborah na Fazenda, deborahnafazenda, Ervas Aromáticas, Fazenda Maria, flor de lavanda, flor do maracujá, maracujá doce, maracujá vermelho, Flores Comestíveis, flores tóxicas, antúrios, azaléias, rosa do deserto, ouabaína, flore orgânicas, primavera, Uncategorized 09/11/2017

 

 

Sempre falo aqui das flores comestíveis, que flor comestível na verdade não deixa de ser um órgão de reprodução das plantas superiores. Por isso quando vamos comer uma flor estamos na verdade comendo o órgão de reprodução da planta! rs

Se uma planta é considerada comestível, automaticamente sua flor será também. Mas se uma planta não é considerada comestível sua flor não será necessariamente. Por isso, antes de consumirmos flores por aí precisamos nos informar corretamente com profissionais produtores rurais, botânicos e fitoterapeutas.

Existem flores que não são consideradas tóxicas, mas devem ser consumidas com moderação. Por exemplo, a violeta de cheiro possui ácido salicílico (componente da aspirina), por isso não podemos cair de boca num pote dessa flor. Em contrapartida existem flores que podem ser consumidas à vontade que não oferecerão risco algum à saúde.

E existem famílias de flores com espécies comestíveis e outras não. Como é o caso do maracujá que possui pelo menos 6 espécies : Maracujá doce (folhas usadas como anti-inflamatórias mas pouco se sabe sobre seu mesocarpo), Maracujá vermelho (essa espécie é conhecida como a flor sendo comestível), Maracujá Rajado , Minimaracujá – roxo, Maracujá-do-mato e Maracujá Melão.

E também temos flores altamente tóxicas e que podem ser até letais. Azaléias, antúrios, hortênsias , plantas muito leitosas e a Rosa do Deserto que possui uma substância chamada ouabaína que pode causar até parada respiratória.

Por isso precisamos ter cautela e nos informar antes de sair comendo flores por aí. E lembrando sempre que  as flores devem ser produzidas como alimento, que apesar de muitas espécies de floricultura serem comestíveis, se elas não forem produzidas de forma orgânica vão conter uma parcela significativa de químicos e sintéticos. Por isso flores comestíveis só se forem de manejo natural!

Beijos Floridos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.