Rosas de Comer
Vamos falar de rosas? A Rosa além de ser considerada a rainha das flores é cheia de lendas e mistérios. Dizem que os duendes de escondem sob seus pés e que seu óleo essencial é o óleo mais antisséptico entre os óleos florais. Além de ajudar o corpo a processar o stress, ser revigorante e relaxante.
Favorece o bem-estar e reduz a nossa tensão pré-menstrual, não é demais.
Além de ser uma florzinha muito apreciada na culinária há muitos anos (foram os romanos que tornaram as pétalas de rosas populares na Europa como alimento) e uma das poucas ainda muito conhecidas para esse fim. Quando comecei a trabalhar com flores na minha lista só tinham 4 flores e dentre elas estavam as rosas.
Todas as rosas são comestíveis e embora sejam muitas espécies, existem rosas que não são saborosas. Geralmente as sem perfume. E dependendo da cor da rosa ela tem um sabor diferente também. Por isso toda vez que for fazer uma preparação com ela lembre de prová-la antes para que sua receita não saia como planejado.
A água de rosas é muito utilizada em preparações que levam galinha e pato. E seu uso pode ser bem criativo. Podemos fazer xarope de rosas, salada com pétalas frescas (minha vó falava para eu coemr rosas e eu tinha medo, rs) , aromatizar bebidas e simplesmente embelezar. Ah, também podemos cristalizar. Ficam lindas!!! Diria maravilhosas!!!
Outra curiosidade é que a rosa “verdadeira”, a primeira rosinha que surgiu no mundo, no planeta terra só tinha 5 pétalas!!!! Essas rosas que encontramos por aí a maioria são híbridas ou até modificadas geneticamente.
Temos no mínimo 5 espécies de rosas, todas da família Rosaceae:
– Rosa x Alba – híbrida, era a rosa branca da casa dos YORK. (séc XV)
–Rosa canina – pequenos frutos colhidos pelas crianças para aumentar o suprimento de vitamina C
–Rosa x damascena Miller – pétalas rosadas, muito perfumadas. Flores duplas aparecem no verão.
–Rosa gallica – é a rosa vermelha da casa de Lancaster na Guerra das Rosas
-Rosa rugosa Thunb – chamada de rosa japonesa
Interessante , né? De repente você se deparou com uma rosa e nem sabia que era…. Adoro o aroma de rosas, porém acho ele um pouco enjoativo. Mas gosto de preparações feitas com elas, dá um toque especial.
Qualquer dúvida: deborah@fazendamaria.com.br
Beijos Floridos