Blog

Quais Flores Comestíveis Combinam com Chocolate?

by in chocolate com flores, deborah gaiotto, Deborah na Fazenda, Flores Comestíveis, jasmim, jasmim manga, lavanda com chocolate, lavandas, primavera deborahnafazenda 19/08/2021

Essa pergunta também  é uma pergunta que recebo muito. As flores no geral combinam perfeitamente com chocolate. Aqui vai depender apenas do que você pretende causar de sensações ou qual experiência proporcionar ao seu cliente .

Eu separei 3 flores que vão super bem na chocolateria.  Na minha opinião de produtora há 16 anos de flores e hoje profunda apreciadora e usuária delas no meu dia-a-dia considero essas 3 especiais e importantes para quem trabalha com chocolates ter na sua despensa ou armário.

a-Amor-Perfeito de Jardim

Seu nome já sintetiza a beleza dessa flor. É um amor de linda. Diria perfeita. A preferida entre tudo e todos. Ela só é um pouco chatinha de produzir para quem  quiser cultivar ela na própria horta ou Jardim. Por ser uma flor de inverno, na região Centro-Oeste conseguimos produzí-la com sucesso na época de outono inverno. Na região Norte ainda é mais complicado . Para quem está na região sul tem uma vantagem enorme sobre essa espécie. Ela dá praticamente o Ano Todo e os restaurantes da região usam e abusam dela.

Para quem é chef , cozinheiro ou confeiteiro da região centro-Oeste sempre aconselho comprar mudas já prontas, pois facilita muito  o processo do desabrochar da flor. Plantar a semente de amor –perfeito raramente  teremos sucesso.

Bom, tendo o amor-perfeito em mãos e um chocolate de boa qualidade conseguimos trazer originalidade e muito glamour às nossas barras. O amor-perfeito ele é rico em vitamina C, porém seu sabor é super neutro. Sua função no chocolate (que é nosso assunto)é basicamente “Chamar a atenção” e agregar VALOR e de quebra trazer uma dose boa de vitamina C rs. Decidimos usar essa espécie quando não temos a intenção de trazer sabor.

B- Lavandas

Essa flor , ahhhh, quem me acompanha sabe do meu amor por elas e nunca vou me cansar de indicar elas para trazer GLAMOUR e aqui sim, MUITO SABOR E AROMA  ao seu prato e no caso, o chocolate. Essa espécie é um espetáculo da natureza e uma das espécies mais conhecidas, a Lavandula dentata, pode ser produzida quase que em todo o território brasileiro. Ela á considerada até a LAVANDA BRASILEIRA pela facilidade em florescer no nosso Clima Tropical. Por ser uma flor europeia, acostumada a disparidades climáticas muito altas, ela realmente surpreende por sua adaptabilidade em quase todo o território nacional.

Das vantagens de ter essa espécie específica de Lavanda , é que a Lavanda se bem cuidada torna-se perene , e em solo mais seco sem muita drenagem ela se transforma num mini arbusto. Dando-nos a possibilidade de tê-las para enfeitar o ambiente, atrair polinizadores e óbvio, podermos colher e usar na nossa comida. Uau! Hey , vamos virar Um Lavender lover comigo?

C- Jasmins

São dezenas de espécies de jasmins, mas aqui falo daquela pequenininha, a Jasmim dos Poetas. Ela tem uma textura bem consistente, extremamente aromática e vira uma trepadeira. Um super coringa para ter na sua casa, prédio. Pois ela floresce o ano todo e ainda pode ser seca e armazenada na despensa. Ótima para trazer SABOR E MUITO CHARME  ao seu chocolate.

Como ela é super aromática, com uma simples flor você já consegue proporcionar uma experiência marcante e inusitada ao seu cliente ou mesmo uma visita especial. Essa flor confesso ainda não ver ser usada em preparação assim cotidianas. Com certeza trará um valor diferenciado ao seu produto e uma experiência bem prazerosa para quem for consumir.

Fora essas flores podemos brincar com outras também na chocolateria, como A Fada Azul em chocolates brancos. Ou uma geléia de Jasmim Manga  e até Verbenas híbridas para também só dar aquele toque delicado trazendo um visual diferenciado.  Aí temos calêndulas, tagetes, caliopsis e uma infinidade de possibilidades. Depende muito da sua inspiração, criação e propósito.

Quando descobrimos as flores comestíveis como UM REAL ingrediente dentro da cozinha, ao lado da salsinha, cebolinha, coentro, tudo fica mais fácil e natural.

Realmente desejo ver seu despertar nesse universo de FLORES DE COMER. Conte comigo nessa jornada! Bora polinizar?

Beijos floridos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *