PESTO DE FLORES DE IPÊ-AMARELO

by in ipês, ipê amarelo, pesto de ipê amarelo, molho pesto, Pesto de flor de ypê, pesto, ypês, ypê amarelo, pesto de flor de ypê amarelo, Uncategorized 05/12/2017

 

 Texto e Receita com duas participações mais que especiais. Um super parceiro Demis Lima (biólogo) e André Guilherme (cozinheiro) . Segue receita e dicas diferentes sobre mais uma “Flor de Comer”, o Ipê Amarelo. 

“As flores de Ipê-amarelo são de longe as mais saborosas das flores de ipê. Diferente das flores de Ipê-roxo, o Ipê-amarelo tem uma flor mais saborosa, levemente perfumada e bem menos amarga. Isso permite usar essa flor para harmonizar os sabores de um prato ao invés de somente como elemento de decoração.

Para experimentar um pouco mais do sabor único desse improvável, porém delicioso ingrediente, buscamos inspiração em terras mediterrâneas, e resolvemos dar um novo colorido ao Pesto. O Pesto é um tradicional molho italiano feito originalmente com folhas de manjericão, pinoli e queijo pecorino, que aqui no Brasil usualmente ganha substitutos como nozes e queijo parmesão.

Mas, para deixar esse delicioso molho mais com a cara do Brasil optamos por substituir os ingredientes básicos, mediterrâneos (manjericão, pinoli e queijo pecorino), por ingredientes 100% brasileiros. Versão mais mineiramente brasileira impossível.

 

INGREDIENTES

  • De 20 e 30 flores de ipê-amarelo
  • 1/3 de xícara de amendoim torrado
  • 100 gramas de queijo meia cura ralado
  • 1 dente de alho (ralado)
  • Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

 

MODO DE PREPARO

Para higienizar as flores, as recomendações são as mesmas da receita anterior. Antes de higienizar, corte-as e descarte sua base, para então retirar os estames e pistilo, que contêm pólen, e podem causar efeito alérgico em algumas pessoas.

Depois fatie as flores em anéis finos, transfira aos poucos para um processador de alimentos. Adicione os amendoins, triture juntamente com as flores de ipê, agregue o queijo e o dente de alho. Aos poucos vá adicionando o azeite até atingir a textura desejada. Depois é só terminar de temperar com sal e pimenta do reino a gosto.

Assim como a receita original, nosso Pesto brasilliano fica uma delícia para comer com uma massa, para colorir um arroz, temperar uma salada, com uma carne grelhada e até puro como um patê.

 

CURIOSIDADES

  • O queijo pecorino, tipicamente italiano, é feito com leite de ovelha, e recebe este nome simplesmente porque pecora significa ovelha em italiano.
  • Apesar de muitos acharem que é uma noz, o pinoli na verdade é uma semente extraída de uma pinha semelhante àquelas que utilizamos nas decorações natalinas. Assim o pinoli é extraído da pinha do pinheiro-manso (Pinus pinea), típico do mediterrâneo, mas existem mais de 20 espécies de pinheiros que possuem sementes comestíveis.
  • Hoje, o amendoim (Arachis hypogaea L.) faz parte da culinária asiática, africana, europeia e centroamericana, mas na verdade sua origem é sul-americana, mais precisamente Brasil e países limítrofes como Bolívia, Paraguai e norte da Argentina.”

 

demislima.jpgaguilherme_foto.jpg

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.