Blog

Maracujá- do suco à Pectina Natural

by in agricultura orgânica, agrotoxico, deborah gaiotto, Deborah na Fazenda, deborahnafazenda, flor do maracujá vermelho, flor do maracujá, maracujá doce, maracujá vermelho, flora brasileira, Flores Comestíveis, maracuja, pectina natural 25/05/2020

O maracujá é tradicionalmente conhecido como a fruta (gosto de chamar de fruto) que acalma e faz um suco que agrada todos os paladares.

Mas que o Maracujá é extremamente versátil e útil dentro da nossa cozinha poucos sabem. São pelo menos 153 espécies deles no Brasil, e dentro dessas 85 são endêmicas ( só tem no Brasil).E são todos os tipos, formas e tamanhos de flores. Temos flores grandes e pequenas .

Esse frutinho consumido de forma PANC (as partes que não são convencionais ) são ricas em fibras, nutrientes e Vitamina A e C. Bora usar o Maracujá de forma não convencional?

Vamos às suas funcionalidades:

  1. Cuia

Ele chama Maracujá pois era usado como Cuia. Vem de Maracuia. Então ao dispensar a polpa ficamos com a cuia que nos pode ser útil de várias formas.  Para inovar num jantar, para fazer pudins, doces, ou mesmo dar para as crianças no lugar de potes de vidro.

  • Pectina natural

O seu pericarpo, que é a parte mais firme e branca que envolve a polpa, se cozido e batido vira pectina para as preparações.

Para preparar é fácil: após remover a polpa para fazer o suco, corto o pericarpo em  4 e coloco para ferver em água. Assim que estiver mole eu retiro da água e tiro a casca amarela que continua dura. Levo ao liquidificador e bato. Vira uma pasta branca. Você pode usar em geléias e outras preparações para dar viscosidade e textura.

  • Farinha

A espécie Passiflora alata , que é o maracujá doce ,e a Passiflora nitida, conhecida como maracujá-do-mato,  pode ser obtido uma farinha do mesocarpo. Basta cortar ele em cubos e deixar secar por 50 º por 12 ou 24 horas e depois triturar em liquidificador. Fonte de fibras para jogar em iogurtes e outros pratos.

  • Refogado como legume

A espécie Passiflora quadrangularis, o maracujá melão . Seu mesocarpo pode ser comido refogado, como o chuchu. Se maduro, podemos comer ele como fruta, como o melão, cru mesmo.

  • Flores Comestíveis

As espécies Passiflora caerulea  (maracujá vermelho) e Passiflora biflora são espécies conhecidas que se podem comer as flores. Mas em forma de xaropes ou branqueadas. Não cruas.

  • Para dor de cabeça e ansiedade

O maior potencial calmante do maracujá está nas suas folhas, ricas em vitamina A e C se infusionadas elas podem acalmar, melhorar a hipertensão e deixar ter uma ótima noite de sono. Elas só não podem ser consumidas cruas.

Caso esteja com dor de cabeça, a infusão das folhas frescas ou secas também pode ajudar a aliviar.

  • Para sucos

Para os tradidionais sucos que tomamos usamos o maracujá da espécie Passiflora edulis. Usamos sua polpa para fazer diliciosos sucos, essa espécie também podemos usar o pericarpo como pectina.

bjos Floridos

@deborahnafazenda

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *