Hibiscos de Comer
Quando falamos de hibisco automaticamente lembramos daquele hibisco de jardim “0 mimo de Vênus” ( que também é comestível). Da família das Malvaceas os Hibiscos compreendem 4 espécies do mesmo gênero Hibiscus que são comestíveis.
Nós temos o Hibiscus acetosella (vinagreira-roxa, rosela) nativo da África Tropical, suas pétalas são roxas avermelhadas e suas flores são especialmente lindas. Muito cultivada no Brasil para fins ornamentais e é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) escondida do nosso paladar. Podemos comer tanto sua pétalas frescas como seus frutos jovens. Uma planta antioxidante com sabor mais azedinho, podendo ingerir suas folhas cruas picadas em saladas , cozidas com arroz para dar uma corzinha arroxeada e os seus cálices se fervidos com água dá uma infusão saborosa podendo inclusive ser usada em bolos, patês, sorvetes. Humm tudo de bom!
Aí tem o Hibiscus rosa-sinensis (mimo-de-vênus, hibisco), nativo da Ásia Tropical, o famoso hibisco que encontramos decorando muitos jardins. Suas folhas e flores podem sim ser consumidas cruas ou cozidas, embora praticamente ninguém saiba disso suas folhas podem ser usadas como hostaliças bem saborosas. Na Amazônia é conhecida como Papoula e confundida como alucinógena, uma pena pois os nutricionistas recomendam pelas suas propriedades vitamínicas. As folhas refogadas dão um bom substituto para o espinafre.
Temos também o Hibiscus sabdariffa. L (vinagreira, rosela, groselha). Esse é o hibisco hoje mais conhecido e muito difundido pelas nutricionistas como efeito desintoxicante. Nativo da África é mundialmente cultivado tanto para fins ornamentais como para culinária. Na região Norte do Brasil é conhecida como Vinagreira e é vendida em maços nas feiras livres como hortaliça folhosa. O cálice floral hoje é mundialmente comercializado para infusões, chás , para uso em pudins, bolos, sorvetes. Sua infusão é azedinha é de uma coloração avermelhada. Podemos ser muito criativos com os preparos. As sementes maduras podem também ser torradas e moídas para serem usadas como farinha.
Por último temos o Hibiscus malvaviscos (malvavisco), nativo do México, muito usado no país em jardins como decoração. Totalmente desconhecida como hortaliça folhosa. Também podemos comer suas folhas jovens e flores. Podem ser consumidas tanto cruas como cozidas , inclusive refogadas com arroz. Ah uma coisa interessante é que a parte fértil de onde as crianças chupam o néctar (melzinho) também pode ser consumida ( o mesmo para o hibisco mimo de vênus).
E aí, já imaginou que podíamos nos aventurar no cozinha com tantas espécies usadas para decoração? Costumo dizer que temos uma cozinha escondida no jardim e sequer nos damos conta disso. Por isso faço um convite para prestarem mais atenção ao seu, nosso redor e começar a olhar esse bioma tão rico presente em nosso país. Temos muito matinhos de comer espalhados por aí.
Beijos Floridos
Fonte e inspiração : Harri Lorenzi e Valdely Ferreira Kinupp