Blog

Espécies de Ora-Pro-Nobis

by in deborah gaiotto, Deborah na Fazenda, Fazenda Maria, Flores Comestíveis, flores que podemos comer, ora-pro-nobis, panc, pancs, pereskia aculeata 28/04/2020

Olá , hoje é dia de falar das ora-pro-nobis. Existem muitas espécies dessa PANC mas hoje vamos falar especificamente de 3, que são as mais conhecidas, encontradas com mais facilidade e claro comestíveis . Mas precisamos nos atentar para a forma correta de consumo.

Das famílias das Cactaceae (Família dos Cactos!)

Você está interesada/o nas flores de comer?

Nos días 7 a 10 de Junho vou falar muito de flores na Semana das Flores Comestíveis.

Todas as quintas as 16:30 temos uma live onde falo de flores comestíveis. 

Clique e venha participar e aprender sobre flores comestíveis!

– Pereskia aculeata

Carne-dos-pobres

Trepadeira perene, muito espinescente. Nativa do Brasil (Sul, Sudeste e Nordeste )

Podemos comer crua e refogada. Refogada podemos ingerir em maior quantidade, crua com mais parcimônia. Podemos comer folhas, flores e frutos. Suas flores são brancas com miolo alaranjado.  Os frutinhos são muito suculentos e espinhudinhos. Retirando as sementes podemos fazer deliciosos pratos com ele. De cor alaranjado, é rico em carotenoides e quando imaturo é fonte de vitamina C. As sementes germinadas viram brotos suculentos e deliciosos.

De textura babentinha ela é aliada dos vegetarianos e veganos, pois suas folhas (flores e frutos também!) são ricas em proteína vegetal (nitrogênio, potássio, cálcio, magnésio, zinco, ferro)

-Pereskia bleo

Ora-pro-nobis-amazônico

Nativa da Floresta ombrófila da América Central

Aqui suas flores são laranjas e os frutinhos são mais ovalados, cortados ao meio lembram um sininho. Cultivada no Norte do país , dá o ano todo na Amazônia. Na Malásia e Panamá é muito usada como hortaliça e também para a prevenção do câncer.

Essa espécie pode sim ser consumida crua. Infusões são feitas para tratar gastrites e diabetes. Refogada ela pode substituir o espinafre. Já esses frutinhos são mais ácidos e recomenda-se usar como doces e compotas.

-Pereskia grandifolia

Nativa do Nordeste, sudeste e Sul do Brasil

Pode ser em forma de arbusto grande ou arvoreta. Suas flores são rosa com o miolo amarelo. Podemos comer tanto as folhas como as flores, mas só depois de branqueamento ou refogadas. Ela possui saponina que é um composto existente no sabão e ingerida crua causa incômodo na garganta. Essa principalmente tem que ser consumida com moderação, não devemos comer diariamente e em doses muito grandes.

Das três espécies eu só provei a primeira (aculetata), que inclusive comercializamos na Fazenda Maria. Estamos em época de frutificação, e colher seus frutinhos já maduros e chupar é uma preciosidade ímpar. Só precisamos tomar muito cuidado com pequenos espinhos (na verdade os Gloquídeos, muito comum nos cactos) que às vezes passam desapercebidos e podemos levar a boca. Eu recomendo ao colher tomar muito cuidado e passar levemente a unha ao redor do fruto globoso para ter certeza que todos os gloquídeos foram retirados.

E depois é só degustar e desfrutar. Bom demais!

– Dicas de uso da folha da ora-pro-nobis:

Refogada e acrescida de ovos mexidos.

Picada e acrescida no feijão. Hummm Essa é sucesso aqui em casa.

Podemos fazer risoto.

Bolo com as folhas da ora-pro-nobis.

Geléia com os frutinhos (é só retirar a semente e bater a polpa que fica e cozinhar com arroz)

Todas as quintas as 16:30 temos uma live onde falo de flores comestíveis. 

Clique e venha participar e aprender sobre flores comestíveis!

Você está interesada/o nessa flor ou ainda em outras flores de comer?

Nos días 7 a 10 de Junho vou falar muito de flores na Semana das Flores Comestíveis.

Vem participar porque é totalmente gratis! Se cadastra no formulário.

Uma linda semana pra vocês!

Beijos floridos

Deborah@fazendamaria.com.br

33 Comments
  1. Rozana Cláudia Lima 26/09/2020 at 11:16 pm Responder

    Olá, não conhecia essa planta, mas já tinha ouvido falar, fui na floricultura e Me venderam uMa da folha amarela, descobri q seu nome é oro pro Nobis dourada. Essa é comestível??? Se positivo, como posso fazer???

  2. Aparecida Elisabete Barrado 05/11/2020 at 3:35 am Responder

    Todas as espécies de ora pro nobis tem espinhos?

    • Boa tarde. Tenho essa planta , mas a que dá flores rosas. Pelo que li, ela não pode ser consumida diariamente. Tenho feito sucos, omelete, as vzs ainda como as crua. Por enquanto não senti incômodo. Tenho outra também que não sei que espécie é, ainda não deu flores. Vocês vendem a de flor branca ou a da Amazônia? Aguardo.

  3. Amei o blog quero receber dicas obrigada BOA NOITE

  4. Marcia Tracanella 20/01/2021 at 1:14 pm Responder

    Plantei Ora-Pro-Nobis a uns 2 anos, ka esra enorme e linda… consumo quase q diariamente, mas ela nunca deu flores.
    Pq?

  5. Ola eu tenho a de flor rosa, porem não uso na alimentação pq disem que ela e um pouco tóxica, quero muito essa que vc tem ai, a aculeata…seria possivel enviar aqui para o Ceará? Se sim entre em contato comigo pragente negociar…zap: ( 88 ) 9 8122 5982

  6. Eunice Aparecida da silva 06/02/2021 at 12:36 am Responder

    Adorei, eu plantei mas não sabia de todos os beneficios, e ybm que ela da flores lindas

  7. Ganhei uma muda de ora-pro-nobis,
    Ela não dá flores, pode ser assim?
    Tipo trepadeira e muito espinhos
    É uma das variedades da mesma?

    • Dependendo de onde a ora pro nobis está ela não dá flor. Ela está em vaso?
      Se a planta for nova também não dá.

      • Eva de fatima Proença 23/03/2021 at 7:34 pm Responder

        Olá, sobre a ora pro nobis, será que tem alguma variedade que não dá flor? Tenho uma há 4 anos, no sol, no chão, bem adubada e está linda, gigante, mas nunca deu flores, já me disseram que tem uma variedade que não dá flor, então?

        • Precisamos saber se é ora-pro-nobis mesmo. Ela sempre dá flor! Pode ser uma variante ou alguma espécie proxima. Precisava checar atraves de fotos para poder te responder melhor! Qyando falamos de PANC sempre precisamos ter cautela. bjos floridos

  8. SANDRA REGINA DE OLIVEIRA 25/02/2021 at 12:29 am Responder

    Boa Noite, a minha está muito florida e linda, gostaria de saber como aproveitar as flores se são comestíveis?

  9. Ana Rita Tofanelo 25/02/2021 at 8:08 pm Responder

    Olá Debora, tenho um pé de ora-pro-nóbis, ela tem espinhos, é trepadeira, ela é babenta e suas folhas na parte inferior tem uma cor diferente, ela é bordo e a da parte da frente é verde, ainda não floriu, é nova, você conhece esse tipo? Porque a minha tem essas duas cores em suas folhas?

  10. Boa tarde! Quero muito uma muda, como posso adquirir? A Pereskia aculeata da branca.

  11. Boa tarde. Tenho essa planta , mas a que dá flores rosas. Pelo que li, ela não pode ser consumida diariamente. Tenho feito sucos, omelete, as vzs ainda como as crua. Por enquanto não senti incômodo. Tenho outra também que não sei que espécie é, ainda não deu flores. Vocês vendem a de flor branca ou a da Amazônia? Aguardo.

    • As rosa não ode ser comida crua. Branqueia ou refogue sempre, caso contrário você pode sobrecarregar seu rim ou fígado! E não como todo dia! A parcimônia ainda é o melhor cuidado quando falamos de PANC.

  12. Bom dia Deborah!
    Uma vez ganhamos uma mudinha de Ora-Pro-Nobis, mas não soubemos cultivá-la, a perdemos no meio do mato do Jardim de meu pai! Agora acho que é ela que está se ramificando de uma maneira desordenada! Será que posso fazer uma mudinha dela, a partir desta e plantá-la num vaso?! Como faço?

    • Claro que sim! Pega um galhinho, coloca na água e espera ramificar! Nas vc também pode aproveitar as folhas dessa mais antiga enquanto a sua nova mudinha não ramificar. bjos floridos

  13. MARIA SOUSA CRUZ DE FREITAS 29/04/2021 at 6:05 am Responder

    Será que tem como você enviar pra mim dessa que se chama aculeata por favor
    Moro em Anápolis Goiás
    Rua 7 quadra 13 lote 28 arco Verde
    CEP 75105330

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *