Chás e infusões: um universo saboroso de benefícios
Quando o frio bate é natural que logo o corpo peça por algo mais quente. Seja uma sopa, um chocolate quente, ou ainda um chá. Aliás, vale um destaque para este último: versátil, ele é perfeito para baixas temperaturas, mas também funciona muito bem no verão.
Você inclui essa bebida em seus hábitos alimentares? Se ainda não, vou mostrar como ela pode ser a melhor opção para seu dia a dia.
Chá e infusão, é a mesma coisa?
Com certeza você já ouviu falar sobre infusão também e ficou confuso. A primeira coisa que temos que ter em mente é que chá é a bebida que contém a folha da Camellia Sinensis, planta nativa da Ásia.
É da Camellia que se faz o chá verde, branco e preto, por exemplo. O que muda entre eles é o processo que cada um passa até ficar pronto para ser servido em sua xícara. Muda a oxidação, a fermentação, entre outros itens.
Inclusive, tem algumas outras variedades além desses três, que são os mais famosos, como o Oolong, mas esse é um tema extenso e fica para uma próxima.
Voltando para nosso bate-papo, é importante entender que infusão é a bebida que leva flores, frutas e ervas e não conta com a presença do chá. Você pode encontrar o nome tisana também, por isso não se assuste.
Ficou mais fácil entender agora?
Legal! Então vamos seguir e falar um pouco dos benefícios dessa bebida mágica.
É ou não é medicinal?
Você já teve uma dor de barriga e sua mãe logo fez uma infusão de boldo (ela certamente chamava de “chá”, porque é um costume brasileiro usar o termo para as infusões)? Pois é, os chás e infusões podem ajudar nosso organismo de diversas maneiras.
São bebidas fitoterápicas que podem relaxar, ajudar na digestão, ter ação antioxidante (o chá verde é rei quando se trata disso), amenizar a ansiedade, prevenir gripes e resfriados, combater alguma inflamação, entre muitos outros benefícios.
Mas não é preciso ingerir uma infusão, ou chá, somente quando surgir uma dor. Essa é até uma vantagem dessa bebida.
Por exemplo:
Toda vez que você toma um suco no seu café da manhã, você pensa que ele vai curar sua dor de cabeça? É algo pontual. Existe o hábito e eventualmente seu suco predileto vai dar uma ajuda extra com algum mal-estar.
Se o chá virar um hábito, mais do que uma opção de cura, ele pode trazer inúmeros benefícios diariamente. Isso porque além de poder bebê-lo “sozinho”, de um único “sabor”, é possível encontrar opções com misturas, os chamados blends, o que enriquece o potencial fitoterápico – e ainda é muito saboroso!
Chá verde com maçã, infusão de rosas com romã, chá branco com camomila e gengibre. São infinitas possibilidades.
Entre as ervas e flores, por exemplo, encontramos:
– Capuchinha: ajuda na limpeza do trato urinário;
– Verbena: suas folhas são ótimas tranquilizantes;
– Lavanda: suas flores são eficazes para dores no estômago, por exemplo;
– Hortelã: é digestivo, relaxante, colabora com o hálito e também a descongestionar o nariz durante gripes e resfriados.
Esse é um universo que pode ser explorado durante anos e sempre trará surpresas. Chás e infusões são ótimos substitutos do refrigerante, quando servidos gelado, e também do café.
Atualmente, eles estão presentes até na culinária, participando de inúmeras receitas que vão de bolos a sopas e sobremesas.
Apenas um alerta:
É claro que é preciso ficar atento na dose. Nada em excesso faz bem. Também é preciso respeitar as restrições alimentares e sempre consultar as contraindicações. Alérgicos a flores devem evitar as infusões e chás que as contenham, por exemplo.
Informe-se para escolher as opções mais adequadas para você e divirta-se nas degustações!
Gosta de chás e infusões e quer trocar ideias sobre esse universo? Participe do grupo Amo Chá, no Facebook, e conte sua experiência: bit.ly/grupoamocha
Gabrielle Chamiço, entusiasta ativa na divulgação da cultura do chá.