Arte Botânica nos ensinado sobre as Flores Comestíveis
Quanto mais estudo sobre flores, mais descubro sobre elas. Rs Parece até clichê, mas é verdade. Quando começamos a olhar toda a história com o foco nas flores de repente um universo novo se abre.
Os primeiros desenhos europeus de flores começaram só por volta de 1500 . Mas o primeiro registro de flores mesmo se dá há 1700 anos atrás no período Minóico, em Creta onde encontramos A FLOR DO AÇAFRÃO, LÍRIOS, ROSAS pintados para decorar vasos, paredes e cerâmicas. As flores eram pintadas como decoração ou ilustradas para identificação medicinal. Mas sem dúvida alguma conseguimos ver o amor que que essa civilização já tinha pelas plantas. Os chineses começaram a pintar as flores como tema principal no século 13.
Como medicinal descobrimos flores que não imaginávamos como as PEÔNIAS, JASMINS, BORAGOS. E se são medicinais isso significa que podem ser consumidas, certo? Certo, mas também temos que ter alguns cuidados. Dependendo da composição de cada planta/flor devemos ter muito bem alinhado a quantidade que deve ser consumido para não fazer mal.
E Leonardo da Vinci? Se pensarmos no pintor Renascentista não associamos ele à arte botânica, mas surpreendi-me ao constatar que as flores fizeram parte da sua vida artística sim! As flores tiveram um simbolismo muito forte no período, não eram pintadas apenas como flores. Por exemplo em “A Nossa Senhora do Cravo” Maria segura um CRAVO duplo vermelho escuro….
E foi em 1530 que o primeiro livro a ter ilustrações naturais e novas surgiu: “Pinturas Vivas de Plantas”, publicado por Otto Brunfels. Com certeza foi uma novidade para a época, uma vez que por meio das ilustrações e pinturas não era possível identificar com precisão os tipos de flores e plantas. O BORAGO foi uma das flores desenhadas no livro.
E não para por ai as flores comestíveis durante toda a arte Botânica. Foi só entre 1750 e 1850 que a ilustração botânica sofreu seu primeiro pico de sofisticação, pois foi um período de grandes descobertas da Biologia e ainda teve a melhoria das técnicas de impressão fazendo com que livros lindos começassem a surgir.
A importância da ilustração foi fundamental, pois permitiu uma melhor identificação de espécies encontradas e catalogadas. O que ajuda muito nossa busca cada vez maior em descobrir espécies comestíveis e o costume de aplicação em outros séculos e assim ir desenhando nossa história sobre AS FLORES COMESTÍVEIS.
Beijos floridos